Tutorial do Avira AntiVir Personal Edition Classic 2010 (Instalação e Configuração)



Hoje estaremos postando o tutorial do Avira AntiVir Personal Edition Classic 2010, que é um excelente antivírus gratuito para uso pessoal e que vem alcançando um elevado nível de detecção de vírus e malwares em todos os testes realizados. Avira AntiVir é um antivírus reconhecido internacionalmente pelos usuários assíduos da web. Depois de fazer um grandioso sucesso com a versão paga, a qual conquistou mais de 15 milhões de usuários, a Avira GmbH redesenhou o software para uso doméstico, lançando-o gratuitamente para o público. Este antivírus escaneia seu computador à procura de programas maliciosos como vírus, spywares, adwares, trojans, backdoors, worms, dialers e outros tipos de malwares. Ele monitora cada ação do usuário que estiver ocupando o computador e reage automaticamente caso algum programa malicioso tente danificar o sistema. Além disso, a empresa oferece, gratuitamente, atualizações constantes para o antivírus proteger o sistema contra novas ameaças. Testes No link abaixo você encontra um ótimo teste entre vários antivírus: http://www.av-comparatives.org/comparativesreviews/main-tests


Neste e em outros testes divulgados na Internet o Avira Antivir foi um dos campeões.
Download
Você encontra o download do Avira Antivir 9 em sua edição gratuita no link abaixo:

Requisitos do sistema para rodar este programa: Roda em Windows XP, Vista, 7
Instalação:
Quando você terminar de baixar o Avira, surgirá um ícone deste em sua área de trabalho (caso você tenha optado por deixar os seus downloads na área de trabalho (desktop)): OBSERVAÇÃO: É SÓ CLICAR SOBRE AS IMAGENS QUE ELAS SERÃO MOSTRADAS EM TAMANHO MAIOR.


Dê um duplo clique sobre esse ícone em destaque na figura. Caso apareça um aviso como este abaixo, clique em Executar:

Depois disso, surgirá a tela abaixo e você clicará no botão Avançar: Surgirá então mais uma tela onde você deverá marcar a opção: Eu aceito os termos do contrato de licença. Depois de marcar esta caixinha, clique no botão: Avançar: Aparecerá esta outra tela abaixo, onde você deve marcar a caixinha ao lado da frase: Eu aceito que o Avira Antivir Personal - Free Antivirus é somente para uso privado e não deve ser usado para qualquer tipo de objetivo comercial ou empresarial. Depois de marcar esta opção, clique no botão: Avançar: Depois disso surgirá a tela abaixo onde você deverá deixar marcada a opção: Expresso. Se esta opção já estiver marcada é só clicar no botão Avançar:
Depois disso surgirá uma nova tela na qual você deverá deixar em branco as duas caixinhas: Sim, quero me inscrever no boletim informativo do Avira Sim, quero me registrar como usuário do Avira Antivir Personal - Free Antivirus E depois de desmarcar as opções acima, clique no botão Avançar, como mostra esta imagem:
Depois disso é só aguardar alguns instantes até que o programa seja instalado e então surgirá a tela abaixo, onde você só precisa clicar no botão: Concluir Neste momento é bom que seu PC esteja conectado à internet, pois o Avira Antivir será atualizado automaticamente.
Automaticamente ele irá iniciar uma atualização (update). Aguarde até que esta atualização seja concluída:



Após a conclusão deste update, o Avira fará um rápido escaneamento do seu PC à procura de malwares. Aguarde enquanto este escaneamento é realizado:



Assim que o escaneamento for concluído, surgirá uma tela como esta abaixo com o resultado, onde você clicará no botão Fechar:
Clique também no botão Terminar que estará nesta outra tela:
Pronto! Seu Avira Antivir acaba de ser instalado corretamente.

Configuração: Clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira Antivir (aquele guarda-chuva vermelho aberto ao lado do relógio do Windows) e escolha a opção: Configurar o Antivir, assim como está mostrado na imagem abaixo:
Surgirá outra tela, onde você deverá marcar a opção: Modo avançado. Marque também as seguintes opções: * em Arquivos, marque a opção: Todos os arquivos. * em Processo de verificação deixe como está. * em Configurações adicionais deixe marcadas estas opções: Verif. setores inicializ. unidades selec. Verif. setores inicializ. princ. Seguir links simbólicos (caso você use o Windows 2000 desmarque esta opção) Pesquisar por rootkits antes da verificação Verificar registro Depois de marcar as opções acima a sua tela deverá estar da seguinte maneira:
Depois disso, dê um duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre a opção Scanner (que fica do lado esquerdo da tela), clique no sinal de + ao lado da opção Verificar e clique na opção Ação para detecção. Esta opção é muito importante pois é de acordo com o modo que você configurar esta opção que o Avira agirá quando forem encontrados virus e outros tipos de malwares em seu PC. Para facilitar a utilização do Avira e deixá-lo mais eficiente é muito importante colocá-lo no modo Automático. Para isto marque primeiramente a opção Automático. Marque a caixinha Copiar arquivo para quarentena antes da ação. Depois disto selecione a Ação primária como reparar (para que o arquivo com virus seja desinfectado e limpo pelo Avira) e marque a Ação secundária como excluir (para que este arquivo contaminado seja excluido pelo Avira nos casos em que não seja possível a desinfecção). Escolhendo esta opção, basta que você escaneie o computador com o Avira e ele automaticamente irá primeiramente enviar uma cópia deste arquivo contaminado para a sua quarentena (o que é muito importante no caso de futuramente ser preciso por algum motivo restaurar este arquivo de volta a seu local de origem), posteriormente ele irá tentar desinfectar os arquivos infectados ou irá excluí-los quando não for possível desinfectá-los. Para configurá-lo desta forma automática é só deixar assim como mostra a imagem abaixo:

Após ter feito isto, clique novamente no sinal de + ao lado da opção Verificar (que fica do lado esquerdo da tela) e clique na opção: Arquivos compactados. Depois disso surgirá uma nova tela onde você deverá deixar todas as opções marcadas conforme está demonstrado na figura abaixo:

Logo depois disso, clique na opção: Heurística. Neste campo Heurística você configura o seu antivírus Avira para detectar malwares ainda sem assinaturas, ou seja, malwares novos e ainda não analisados pelo laboratório do Avira Antivir. Deixe marcada a opção: Heurística para virus de macro, para que sejam verificados por virus de Macro nos documentos. Deixe marcada também a opção ativar a AHeAD e selecione uma das opções: Nível de detecção médio ou Nível de detecção alto. No nível Médio o Avira detectará menos virus por heurística, porém o risco de falsos-positivos (enganos por parte do antivírus) será menor. No nível de detecção alto o Avira detectará mais malwares por heurística, porém o risco de falsos-positivos será maior. Pessoalmente, sugiro que você marque a opção: Nível de detecção médio, que é a opção que já vem pré-configurada pelo Avira Antivir. Escolha uma! Configurando esta opção Heurística seguindo as dicas acima, ficará configurado desta forma mostrada na imagem abaixo:

Depois disso, clique na opção Guard (do lado esquerdo da tela) e deixe marcado exatamente conforme é mostrado na figura abaixo:


É importantíssimo que o Avira seja configurado desta forma acima pois assim ele irá conseguir detectar os virus e malwares antes que eles entrem em seu PC e bloqueará o acesso deles ao seu computador. Depois deste passo, clique no sinal de + ao lado da opção Verificar (que fica do lado esquerdo da tela abaixo da opção Guard). Clique então na opção na opção Heurística. Da mesma forma que a heurística do escaneamento, aqui também você configura a proteção residente do seu antivírus Avira para detectar malwares ainda sem assinaturas, ou seja, malwares novos e ainda não analisados pelo laboratório do Avira Antivir. Deixe marcada a opção: Heurística para virus de macro, para que sejam verificados por virus de Macro nos documentos. Deixe marcada também a opção Ativar AHeAD e selecione uma das opções: Nível de detecção médio ou Nível de detecção alto. Como foi dito anteriormente, no nível Médio o Avira detectará menos virus por heurística, porém o risco de falsos-positivos (enganos por parte do antivírus) será menor. No nível de detecção alto o Avira detectará mais malwares por heurística, porém o risco de falsos-positivos será maior. Pessoalmente, sugiro que você marque a opção: Nível de detecção médio, que é a opção que já vem pré-configurada pelo Avira Antivir. Escolha uma! Assim a sua configuração ficará da forma mostrada nesta imagem:


Clique na opção Atualização (do lado esquerdo da tela) e deixe configurado assim como está na imagem abaixo:




Depois disto clique no sinal de + ao lado do item Atualização, clique no item Atualização do produto, e deixe marcada a opção Baixar atualizações do produto. Se for necessário reiniciar, instalar a atualização após o reinício do sistema; caso contrário, instalar imediatamente, como é mostrado nesta imagem:



Depois desta etapa, clique no sinal de + ao lado da opção Geral (do lado esquerdo da tela) e surgirão outras opções. Clique em Categorias de ameaças e deixe marcada a opção Selecionar tudo, conforme está mostrado na foto abaixo:

Agora clique na opção: Segurança (também do lado esquerdo da tela) e deixe marcado como está mostrado nesta imagem:

Agora é só clicar no botão Aplicar e no botão OK:

Pronto! O seu Avira Antivir já está bem configurado e pronto para ser utilizado.


FONTE=>









0 comentários: sobre