Deep Web – O lado obscuro e secreto da Internet


O Mundo da Internet é infinito….. e a quantidade de informação que podemos adquirir é imaginável. Os motores de busca como por exemplo o Google e o Yahoo, ajudam os utilizadores a encontrar facilmente, e de uma forma rápida o que procuram.
Mas essa informação, presente em sites que visitamos diariamente, como o Seja Livre, Facebook, Google, You Tube e etc, representam apenas cerca de 20% da Internet. Mas onde estão os restantes 80%??? …a Deep Web é a resposta.
A Deep Web é praticamente um “guetto” de uma grande cidade, supondo que a Internet é essa grande cidade, só que com a grande diferença de ser 500 vezes maior do que essa cidade. Aqui encontramos de tudo, sem respeitar os índices e regras que “regem” a Internet por si só. Ao longo deste artigo vamos destacar a Internet que conhecemos…ao qual se designa por Surface ou Visible Web.
A Surface, se relacionarmos a Internet a um Iceberg, consideramos a parte da Internet que está à superfície e visível a todos.. Por outro lado, a Deep Web é a parte obscura e como tal com representação na parte inferior do iceberg. A surface  tem um tamanho calculado em cerca de 167 terabytes. De acordo com estudos da Universidade de Berkeley, o tamanho da Deep Web é estimada em cerca de 91 mil terabytes.
A Deep Web, é um mundo totalmente aparte, muitos dizem que é o lado obscuro da Internet (apesar de muitos analistas considerarem que a “dark Web” – Internet “obscura” reside também dentro da “deep web”. E dizem isso porque para acessarmos a Deep Web precisamos de serviços de Proxy Anônimo, como o Tor, e esse proxy servirá para mantem o anonimato do utilizador, deixando-o completamente invisível enquanto navega na Deep Web. Mas tenha cuidado, pois tendo em vista que a Deep Web não tem regras e todos seus usuários são anónimos, há todo o tipo de informação, e muitas destas chocantes como venda de droga, pedofilia, vídeos bizarros, informações confidenciais, livros raros, vídeos de lutas até à morte, sites de religião… e muitas outras coisas. Existem fóruns, de extrema utilidade, que na Surface seriam completamente encerrados já que os assuntos debatidos iriam chocar utilizadores, como por exemplo foruns os hacker e crackers partilham o seu conhecimentos entre eles. Algumas dos grupos Hackers activistas, como os Anónimos e o Wikileaks, nasceram na Deep Web e aos poucos expandiram para a Surface. Não é que a Deep Web seja um mundo desinteressante (é completamente o oposto) mas sim para divulgarem o seu trabalho a todas as pessoas e também ganharem algum protagonismo. Julga-se que na Deep Web existam cerca de 8 camadas, em que em cada camada tenha um maior grau de dificuldade para a aceder. Só vos vou falar sobre a primeira camada em mais pormenor porque é a única para a qual ainda se consegue obter alguma informação na Surface. A primeira camada chama-se Onion, podendo ser acessada através do proxy Tor que já comentamos. Sem o proxy é impossível acessar a primeira camada, ou seja á “entrada” da Deep Web. Os links da Deep Web são ligeiramente diferentes do que os convencionais e browser simplesmente não os conseguem identificar, como podem verificar com este link abaixo: Clic Aqui Este link pertence a Hidden Wiki, como se fosse a Wikipédia da Deep Web. Já na Surface a Wikipédia é completamente cheia de informação, mas só consegue ter aproximadamente um terço da Hidden Wiki. Tente acessar o mesmo link usando o Proxy Tor; você será direcionado para página abaixo:
Na camada Onion, podemos ter acesso: A informação confidenciais (algumas delas são falsas, como é óbvio); A livros raros e que não se encontram na Surface (a maior parte de informática); O lado negro da Internet (como já tinha falado anteriormente); A Onion é a camada mais básica e com menos informação da Deep Web, mas mesmo assim contem muito mais que a Surface. Nas restantes camadas estariam alojados servidores governamentais e científicos com informações confidenciais, como é o caso da NASA e dos Governos Americano, Brasileiro e etc. Para acessar a estas camadas é necessário um certo conhecimento e habilidade em informática acima da média, porque as barreiras de segurança são muitas. Segundo um artigo publicado recentemente no jornal Publico Eduarda Mendes Rodrigues do departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da UP (FEUP) afirma que para muita gente “o Google já não é suficiente”. O aumento da procura de informação específica pode significar um maior investimento nesta área, embora ainda esteja longe um concorrente do Google. Eduarda Rodrigues refere ainda que “muitas universidades de renome e instituições de pesquisa científica partilham as suas informações em sites próprios na “deep web”. Existe também uma “comunidade de investigadores e entusiastas que precisam de fazer uma partilha segura de informação fora da ‘web’ normal”.
  Artigo retirado do Pplware
 Sobre o Tor Proxy O Tor é uma rede de computadores ligada a internet através de inúmeros proxies anônimos espalhados ao redor do globo. Basicamente a rede funciona assim: O usuários se conecta à rede através de um cliente, que pode ser o aplicativo do Tor ou o Tor Browser. Após conectado, o usuário tenta acessar o Google, por exemplo. Se fosse da forma convencional, ao digitar google.com aqui no Brasil, os servidores do Google o redirecionaria para o google.com.br, porém com o Tor é diferente. A requisição http que foi realizada pelo usuário entrará em um túnel de redirecionamento passando por no mínimo 30 proxies diferentes até chagar ao destino, não permitindo assim que este destino saiba a origem da requisição. Logo, ao acessar o google.com você poderá ser redirecionado ao google.com.it, por exemplo, pois os servidores do Google irão reconhecer apenas o último salto da requisição, o qual nunca é o mesmo.
 Para saber mais sobre o Tor leia os artigos abaixos:


sejalivreorg

vivaolinux


Fonte=>

sejalivre.org


0 comentários: sobre Deep Web – O lado obscuro e secreto da Internet